S#, F# ou JScript – Depuração no navegador (Pt I)

O assunto…

Desde meu primeiro contato com Python estive sempre encantado pela forma intuitiva e direta com que as exceções são tratadas e analisadas em um sistema web da tal linguagem. No caso, quando uma excessão ocorre, a tela abaixo é exibida:

Depuração no navegador

Depuração no navegador

Logo de cara nota-se a caixa de texto verde onde você pode inputar uma instrução qualquer que será enviada para o sere assim que o botão “Execute” foi acionado. Esta possibilidade se torna maravilhosa em momentos onde você está realizando a publicação de um código em um ambiente fechado onde uma série de procedimentos é necessários para revisão de código (seja para segurança do ambiente e para respeitar os processos da empresa). Neste caso em especial, ser acertivo na alteração é vital!

Nesta mesma interface podemos visualizar as variáveis de ambiente sendo consumidas, bem como seus valores. Se isto não for o suficiente, podemos ainda por exemplo procurar por ajuda na Mail List, pedir por dados extras dentre outras opções.

Minha idéia é replicar este comportamento para o .Net, o que seria muito fácil se a linguagem tivesse suporte nativo para funções como Eval (até existia no JScript, mas como sabemos, esta linguagem não é mais suportada pela plataforma). Ainda não estou certo de como farei isto, talvez alguma abertura proveniente de linguagens novas como F#, ou mesmo soluções alternativas como o próprio JScript compilado com a versão antiga do .Net ou mesmo utilizando Script#.

Conteúdo recomendado:

Para quem ficou curioso com o modelo de iteração, segue um link que utiliza o core do Pyton para que você possa programar diretamente do browser: http://try-python.mired.org/

Na mesma linha do link anterior, pode-se encontrar um similar (melhorado) também para o ruby em: http://tryruby.sophrinix.com/

No caso do ruby, a idéia é você ser acompanhado por um professor virtual em seus primeiros passos na linguagem. Um aproach sem dúvidas interessante e num formato acertivo, vale a pena!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: